O Uso do Método ABC na gestão de estoques

Por COM Consultoria

Gestão de estoques consiste em planejar e controlar acúmulos de recursos transformados (insumos usados para a produção e distribuição de alimentos), conforme eles se movem pelas cadeias de suprimentos, operações e processos.

O estoque é o “coração” das empresas produtoras de alimentos, e a gestão é primordial, tendo em vista que impacta diretamente na rentabilidade das empresas, uma vez que consegue reduzir custos, prejuízos e eliminar erros.

Para garantir um estoque lucrativo há varias técnicas de gestão baseados em diferentes perspectivas como:  Método do custo específico ou do preço específico; PEPS “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”; UEPS “o último a entrar é o primeiro a sair”; Custo médio; Método do Custo a Preço de Venda a Varejo e; Curva ABC.

De todos os métodos apresentados, vamos conversar sobre a Curva ABC de analise gerencial baseada em evidenciar os itens de maior importância em relação aos menos importantes. Permite que o gestor identifique os itens que necessitem atenção especial e tratamento adequado quanto as suas administrações.

No que diz respeito a classificação, a curva ABC visa analisar os estoques da empresa, possibilita identificar e separar os principais produtos em razão da divisão dos dados obtidos em três categorias distintas, denominadas Classe A, B e C, contudo, é possível identificar o grau de importância de cada item.

O método ABC, os itens podem ser divididos em três classes:

  • Itens da classe A: possuem alto valor e, portanto, a maior porcentagem do dinheiro investido no estoque corresponde a cerca de 80% do valor total. Sendo assim necessária, uma monitoração por um sistema de estoque que mantenham atualizados os recebimentos, saldos e retiradas, evitando assim que investimentos sejam feitos de forma desnecessária em itens onerosos.
  • Itens da classe B: Ainda constitui parte significativa do valor total em estoque, e por isso merecem atenção especial. Representam cerca de 30% do total de itens e cerca de 15% do valor total.
  • Itens da classe C: Constituída por produtos cujo investimento é menor. Chegam a representar 50% do total de itens e cerca de 5% do valor de investimentos.

Originalmente a curva ABC não contempla na analise de dados validade de insumos, o que é determinante nas políticas de estoque (armazenamento) que são aplicadas a cada item existente.

Diante do exposto a curva ABC é um método simples e eficiente, dessa forma, recomenda-se a implantação dessa ferramenta, objetivando auxiliar os gestores na tomada de decisão, evidenciando os produtos que possuem maior impacto financeiro, por fim, aprimorando a gestão de estoque